Guerra e literatura

Guerra e literatura

Aqui no site Livraria.ME você vai encontrar o livro "Guerra e literatura" por apenas R$ 72,00.

Guerra e literatura, de Leonardo Francisco Soares (org.)
O homem faz a guerra desde que empunhou o primeiro tacape e não cessa de a fazer, com armas cada vez mais devastadoras. É uma de suas invenções mais abjetas. Guerras de conquista em nome da fé, guerras de expansão em nome da pátria, guerras de extermínio em nome da raça, guerras entre irmãos e vizinhos para resolver um conflito.

O mesmo homem faz a arte que denuncia a guerra, invenção duplamente sublime, por ser arte e por pregar a paz. Já se foram os tempos em que a arte enaltecia a guerra, como nas narrativas épicas gregas. Desde a Primeira Grande Guerra, em que bombas despejadas por aviões e gases mortíferos mataram dezenas de milhões sob as vistas de todos, e mais acentuadamente desde Hiroshima e Auschwitz, o sentimento dominante do homem artista é de repulsa à guerra, de crítica ao culto patriótico e ao xenofobismo que formam sua ideologia e de denúncia dos que a provocam.

Esta coletânea aborda algumas das mais celebres criações artísticas antibélicas da modernidade. Pinturas de Picasso, instantâneos de Capa; novelas de quem esteve nos campos de batalha, como Remarque e Orwell, e poemas de quem não esteve, mas sentiu os ecos da destruição distante, como Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade.

Trata de guerras do passado, mas nos fala também do presente. E nos faz refletir melhor sobre a própria guerra. O crítico possui a faculdade de desvendar ao leitor significados não aparentes na obra de arte, às vezes inconscientes até mesmo para seu criador. Textos valiosos em torno de um tema infelizmente ainda atual.

Bernardo Kucinski

_________________________

Cada um dos capítulos deste livro assume o desafio de pensar as imagens da guerra em diálogo com o campo dos estudos literários, a partir de recortes e lugares variados. Evidencia-se, no conjunto, que a discussão sobre a guerra envolve também uma discussão sobre os condicionamentos formais, sobre o uso da linguagem, sobre os limites da representação, enfim, sobre o problema da alteridade. É importante salientar que este projeto foi pensado e elaborado durante a pandemia de COVID. No Brasil, acreditamos que, para muitos de nós, foi o mais próximo que experimentamos da violência da ordem política como forma de organização da morte.

------------------------------------------

Sobre o organizador: Leonardo Francisco Soares é professor de literatura e de teoria da UFU, e suas pesquisas, em geral, concentram-se nas fricções entre guerra e arte. É doutor em Estudos Literários (Literatura Comparada) pelo Pós-Lit da UFMG, onde também se graduou. É autor de Leituras da Outra Europa (2012); organizador, dentre outros, de Na literatura, as guerras (2021).


Preço: R$ 72,00

Disponível

Editora: Alameda Editorial

Capa brochura, 318 páginas.

Categoria: História / Historiografia

Comprar na Amazon

 Livro indisponível no momento.

Avise-me quando estiver disponível

Avise-me quando estiver disponível!

Informe seu e-mail abaixo e clique em "ok"


História

Aqui no site Livraria.ME você vai encontrar livros sobre História com desconto da Amazon. Procure pelo título e clique em comprar.

História